Um vídeo movimentou as redes sociais, grupos de whatsapp nesta terça-feira, dia 23/10/2018, supostamente o candidato ao Governo do Estado de São Paulo teria sido filmado em encontro íntimo com várias garotas de programa.
Após o vazamento, João Doria, se pronunciou através de vídeo em suas redes sociais e também na emissora de televisão SBT.
No entanto, o suposto vídeo íntimo de Doria viralizou muito mais rápido do que sua explicação, tendo se tornado todo tipo de meme.
Contudo o tal vídeo foi facilmente desmascarado por peritos e experientes na área de edição.
Sendo que o vídeo que supostamente flagra João Doria com garotas de programas é #FakeNews – uma notícia falsa.
Apesar da notícia falsa ser altamente prejudicial, não há uma regulamentação específica que tipifique o crime, mas não se engane, isso não quer dizer que o infrator poderá sair impune.
O ato de produzir ou compartilhar notícias falsas, podem ser caracterizados como calúnia, injúria, difamação ou ainda poderá ser aplicada a lei 12.891/2013 se essa notícia falsa ocorrer em época de eleição buscando desqualificar um candidato, partido ou coligação.
Por isto, fique atento e busque tomar pleno conhecimento antes de compartilhar notícias que não conhece a procedência ou veracidade.
Conheça seus direitos, entre em contato com nossa equipe.