Inteligência Artificial na Advocacia - Perez e Advogados

Inteligência Artificial na Advocacia

Vemos em muitos filmes robôs dotados de Inteligência Artificial dominando o mundo, será que o Apocalipse está perto? Será que serão robôs que dominarão o planeta?

Será que a Inteligência artificial virá para destruir tudo?

Acreditamos que sim! Calma, me deixe explicar.

As mudanças no mundo são cíclicas, de tempos em tempos há mudanças, caos, bonança e repete-se.

Acreditamos que dentro de poucos anos nada será mais como agora, há algum tempo iniciou-se a uma nova revolução industrial, que chamam de Indústria 4.0, no qual acredita-se que há uma mudança acontecendo no qual as tecnologias integram nossa vida.

Não é difícil achar sobre isso, até já lançaram livro com esta tese (Origin, Dan Brown), para reforçar vejam como as empresas de tecnologia em menos de 20 anos dominaram o planeta.

Google, Facebook, Apple, Microsoft.

Observem os novos produtos e serviços que lançam, todos relacionados à Inteligência Artificial e artigos que integram a tecnologia com o cotidiano.

Óculos de realidade aumentada. Siri. Cortana. Watson. Alexa…

Basta dar um google que irá encontram milhares de outros exemplos.

Recentemente saiu uma notícia a respeito do uso de Inteligência Artificial em hospital na China, inclusive apontando maior assertividade nos diagnósticos.  (https://bit.ly/2MiqgX9)

No último Web Summit que aconteceu em Lisboa em Portugal, diversos dados incríveis foram disponibilizados, na Ásia há previsão de mais de 90% dos veículos não necessitarem de motorista, dentre outros, confira o vídeo do Christian Barbosa falando a respeito: (https://www.youtube.com/watch?v=iREmpyw4riE)

Afinal, qual o impacto disto no mundo jurídico?

Há diversas aplicações, a máquina, seja o simples robô que automatiza processos manuais, como a própria Inteligência Artificial que tem uma capacidade muito além disto, mudarão completamente o modo de trabalho como conhecemos hoje, o fato é que a única diferença entre nós e eles que tem uma capacidade de produção muito superior que a dos humanos, é a capacidade de “sentir”.

Sim, o sentimento, possibilita termos insights, adotar estratégias e e muitas outras coisas.

Estes avanços devem ser utilizadas como ferramentas que completam o trabalho, não que substituem, de fato, muitos empregos deixarão de existir, mas para àquele que estiver atento às mudanças e utilize a seu favor, muitas oportunidades surgirão, não se perderá mais tempo com processos desnecessários, para isto delegaremos para nossas ferramentas.

O que chamam de Recursos Humanos deverá se mostrar efetivamente como um “recurso”, as pessoas para trazer valor à Companhia, aos Stakeholders, serão na realidade um Recurso Intelectual.

Façamos uma analogia com a ficção, Tony Stark (Homem de Ferro) utilizava seu fiel companheiro “Jarvis”, que é Inteligência Artificial, para auxiliá-lo, contudo isso não o substituía.

O fato é que devemos estar atentos às mudanças e sempre nos atualizando, utilizando tudo o que podemos a nosso favor.

Tenha um assessoria jurídica que está à frente de seu tempo, nosso escritório conta com profissionais que possuem essas ferramentas e queremos usá-las para defender sua empresa!

Venha fazer parte da advocacia 4.0, entre em contato.