Prescrição à luz do novo código de processo civil: Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 - Perez e Advogados

Prescrição à luz do novo código de processo civil: Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015

Capa do livro da escola da magistratura do paraná, artigo escrito por Thiago Perez e Silva sobre prescrição no Novo Código de Processo CIvil

O artigo “Prescrição à luz do novo código de processo civil” foi escrito pelo advogado Thiago Perez e Silva, integrante do escritório Perez Advogados, que durante sua pós graduação estudava a respeito das alterações trazidas pelo, então, novo código de processo civil, oportuno momento em que as diversas alterações trazidas pela nova lei ainda não possuíam posição consolidada, momento em que os precedentes – inovação trazida pelo referido Código – ainda estavam sendo formados, por tanto, levar um estudo capaz de formar a opinião de um magistrado, do membro do Ministério Público, dos advogados e outros profissionais do direito, tendo sido o trabalho avaliado e autorizado por uma banca de notáveis, marca um importante momento de participação de profissionais do escritório Perez Advogados na formação de convicções e fundamentos que embasam as decisões judiciais.

O artigo versa sobre uma questão muito cotidiana, aplicável em praticamente todas as relações negociais, que é a prescrição, abordando suas formas nos processos de execução e de conhecimento, conceituando-a, apontando dispositivos legais atinentes ao tema, bem como demonstrar de forma exemplificativa sua aplicação à luz do novo código de processo civil, vigente a partir de 18 de março de 2016, apresentando entendimentos doutrinários e jurisprudenciais.

O livro “Revista Escola da Magistratura do Paraná” está disponível para download gratuito através do site da Escola da Magistratura do Paraná, com link abaixo.

SILVA, Thiago Perez. Prescrição à luz do novo código de processo civil: Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 in Revista da Escola da Magistratura do Paraná. V. 6. Curitiba: Serzegraf, 2016.

Download revista em pdf