Manual para Gestores da Educação Estadual - Perez e Advogados

Manual para Gestores da Educação Estadual

O livro Manual para Gestores da Educação Municipal foi escrita em coautoria do Advogado José Dorival Perez, sócio da Perez e Advogados, atuante também na área do Direito Administrativo e bastante engajado com a elaboração de planos de carreira aos Educadores, além de atuar como conselheiro da Educação Estadual do Paraná.

 

Conheça a introdução do livro.

“Geralmente, os gestores da educação municipal são professores da rede municipal ou da rede estadual de educação bastante motivados para exercerem suas funções com seriedade, competência e dedicação. São assessorados “em seu trabalho” pela equipe pedagógica e diretores das unidades escolares. Para isto, devem estar preparados para atenderem aos princípios aplicados ao gestor público, como ferramenta para exercerem seu trabalho de forma tranquila e produtiva. Ressalte-se que a educação é uma das áreas mais complexas da administração municipal, com inúmeras normas aplicáveis e obrigações de ordem financeira.

Este manual tem por objetivo subsidiar os secretários municipais de educação, a equipe pedagógica e os diretores de unidades escolares, sobre os princípios, obrigações e responsabilidades dos gestores públicos, bem como de orientá-los na execução de suas funções, tanto em relação à organização da rede escolar, na captação de novos recursos, como na correta utilização dos recursos financeiros disponíveis.

O manual apresenta os deveres e responsabilidades do gestor público, os princípios básicos da administração pública, a legislação básica aplicável, os recursos financeiros destinados à educação, sua utilização correta e formas de captação de novos recursos, as principais ações para a organização da Secretaria Municipal de Educação ou do Departamento de Educação. Para os gestores das unidades escolares, além da abrangência também dos princípios gerais da administração pública, este manual apresenta e orienta para várias ações que estes gestores devem desenvolver em suas unidades escolares.

Através deste manual, esperamos ajudá-los no desenvolvimento do processo de gestão da educação pública”

 

PEREZ, José Dorival e MACHADO, Jacir Bombonato. Manual para Gestores da Educação Municipal / José Dorival Perez, Jacir Bombonato Machado. 1. Ed. Curitiba: AMP – Associação dos Municípios do Paraná, 2016.